benefícios monitoramento ativosO monitoramento de ativos faz parte da indústria 4.0, um novo tipo de indústria que utiliza a automação e a tecnologia como forma de obter maior controle dos seus ativos e intensificar seus resultados.

Mas, o que é o monitoramento de ativos?

O monitoramento de ativos é a comunicação contínua e remota dos ativos industriais, ou seja, o monitoramento faz o controle dos seus redutores industriais, motores e máquina acionada com o objetivo de aumentar o desempenho industrial da indústria.

Para maiores informações sobre o que é o monitoramento de ativos, veja nosso post: “Monitoramento de ativos industriais: o que é?”

Agora vamos entender um pouco mais sobre os benefícios que esse serviço pode te proporcionar?

Vamos lá!

5 benefícios do monitoramento de ativos

Agora que já sabemos o que é monitoramento de ativos, vamos entender melhor sobre as vantagens e os benefícios que esse serviço pode gerar para sua indústria ou empresa.

1- Melhoria do tempo médio entre falhas de equipamento

Com a utilização do monitoramento de ativos, o tempo médio entre as falhas de equipamento são reduzidas. Com um controle contínuo da sua operação, qualquer ação fora do comum que possa ocorrer será comunicada para a central.

A partir disso, você consegue uma resolução mais rápida para essa falha.

2- Redução dos custos de produção

Quem não quer reduzir custos de produção, não é mesmo?

Então…com esse serviço você conseguirá!

Com um maior controle de toda cadeia produtiva é possível utilizar seus recursos de forma eficiente. Assim, cria-se uma comunicação entre todos seus ativos industriais. Portanto, com esse controle de perto você produz mais e gasta menos.

3- Melhoria da eficiência global do equipamento

Com o monitoramento de ativos, seu processo industrial funcionará de forma integrada. Ou seja, a máquina acionada, o redutor de velocidade e o motor disponibilizam dados que serão coletados e enviados para um centro de monitoramento remoto.

A partir dessa comunicação e desses dados, você terá informações sobre a eficiência do seu processo como um todo, podendo intensificá-lo ou não.

Por exemplo, se o seu redutor de velocidade não está sendo executado de forma 100% eficaz, você poderá atuar no processo para melhorar sua performance com segurança. E caso ele esteja sendo sobrecarregado, você terá informações que visam facilitar decisões para uma possível atuação antes que ele entre em modo de falha.

4- Redução nos custos e tempo de reparo das manutenções dos ativos

Quem não gostaria de reduzir custos de manutenção e tempo?

Como já vimos com o custo de produção, esse serviço também reduz esses tipos de custos.

Essa redução ocorre a partir da análise dos dados colhidos pelo monitoramento. Com eles você saberá o porquê do problema e, portanto, conseguirá ser mais assertivo nas soluções, diminuindo o tempo de reparo e consequentemente o custo de inatividade.

5- Melhoria da confiabilidade dos ativos

A partir do monitoramento de ativos, sua indústria terá ativos mais confiáveis.

Você saberá de forma precisa qual ativo está produzindo de forma eficiente e qual não está. Assim, todo o seu processo produtivo estará sob controle.

Conclusão

Agora que você viu os 5 benefícios do monitoramento de ativos, viu que este serviço pode facilitar muito sua vida?

Além de reduzir custos da sua indústria, ele melhora sua produtividade e aumenta sua performance industrial. Não é um máximo?

Nós da Acoplast Brasil oferecemos um serviço de monitoramento de ativos, pois já entendemos que a indústria 4.0 chegou para ficar.

Quer usufruir de todos esses benefícios e largar na frente da sua concorrência? Não perca tempo! Veja nosso serviço de monitoramento de ativos industriais e converse já com um de nossos consultores.

Garanto que você conseguirá resultados únicos e expressivos!

Espero que tenha gostado do artigo e até a próxima!

Deixe um comentário