acoplamento de pino - Acoplamento industrial modelo D-TORQNesse post falaremos sobre o famoso acoplamento de pino e daremos 4 motivos para você utilizá-lo em sua indústria.

Antes de falar sobre esse tipo de acoplamento é importante que você saiba o que é um acoplamento mecânico. 

Portanto, se você tiver dúvidas sobre esse assunto, veja nosso artigo: “O que é acoplamento?” e tire todas as suas dúvidas à respeito disso.

Agora vamos entender um pouco mais sobre um dos mais famosos tipos de acoplamentos industriais?

O que é um acoplamento de pino?

São acoplamentos fabricados a partir da junção de dois flanges cobertos por borrachas. Esse tipo de acoplamento permite uma maior movimentação durante o seu processo industrial.

Além disso, eles garantem maior durabilidade e resistência em sua operação pois possuem cubos feitos em ligas metálicas com base em alumínio.

Os acoplamentos elásticos de pinos são usados com o objetivo de minimizar e reduzir acidentes que ocorrem a partir dos desalinhamento dos eixos. Ou seja, desalinhamentos que são causados pelo alto torque das máquinas.

Agora que já sabemos o que é um acoplamento de pino e como ele é utilizado, vamos entender quais são as 4 razões de utilizá-lo em sua indústria.

Entenda quais são as 4 Razões para utilizar os acoplamentos de pinos

Esse tipo de acoplamento traz várias vantagens importantes para a sua indústria. Dentre as razões mais importantes para utilizá-lo, estão:

  • A facilidade de desacoplar eixos;
  • A capacidade de absorver choques e vibrações;
  • A facilidade de instalação e montagem;
  • É um dos modelos mais requisitados de todo o mercado.

Entenderemos a seguir um pouco mais sobre essas 4 características.

1. Facilidade em desacoplar eixos

Essa característica gera agilidade e facilidade no desacoplamento dos eixos sem que haja a necessidade de remover as máquinas ou o próprio acoplamento.

Ou seja, é possível remover as máquinas sem que haja a necessidade de deslocá-la por uma longa distância, isso só é possível pois as buchas e os pinos dos acoplamentos podem ser retirados de maneira simples, fácil e rápida.

2. Capacidade de absorver choques e vibrações

Esse tipo de acoplamento permite a junção do eixo movido pelo torque com o eixo do motor. Assim, as vibrações são minimizadas, gerando maior eficiência na operação a partir da prevenção de eventuais falhas que podem ocorrer durante o processo.

Além disso, eles possuem uma potência silenciosa e com baixa emissão de ruídos que protegem as máquinas motoras.

Como já vimos, os pinos presentes no acoplamento são responsáveis pela junção dos flanges cobertos por borracha. Com o decorrer do tempo, devido aos choques que essa borracha recebe, ela se deforma e o acoplamento fica capaz de compensar desalinhamentos.

Portanto, eles conseguem moldar aos mais variados tipos de desalinhamentos possíveis. Tudo ocorre a partir do elemento de borracha presente no acoplamento. Além disso, seus cubos são mais leves e resistentes à corrosão, pois são confeccionados com ligas de alumínio

3. Fácil instalação e montagem

Esse tipo de acoplamento é de fácil instalação e montagem pois possibilitam a alteração dos elementos elásticos e dos amortecedores sem a necessidade de afastar os equipamentos e máquinas. Além disso, eles não necessitam de lubrificação.

Portanto, com a utilização dos acoplamentos de pinos em seu processo industrial, você consegue maior eficiência de tempo e custo.

4. Tipo mais requisitado no mercado

O acoplamento elástico de pinos é visto como uma peça fundamental para máquinas industriais. A função dos eixos permitem uma transmissão de potência e rotações mais equilibradas.

Por ser bem requisitado, ele está presente em muitos tipos de mercados e os 2 acoplamentos de pinos mais famosos são:

Caso tenha interesse em outros modelos de acoplamentos elásticos de pinos, veja nossa página de acoplamentos elásticos.

Conclusão

Neste artigo foi possível entender um pouco mais sobre o acoplamento de pino e quais são as vantagens que eles proporcionam em sua indústria.

Vimos, também, que dentre as suas principais características, estão:

  • Compensam todos os desalinhamentos possíveis;
  • Transmissão de torque;
  • Atua como fusível;
  • Absorvem de forma eficiente os choques e vibrações;
  • São de fácil montagem e desmontagem.

Portanto, escolha hoje mesmo o modelo perfeito de acoplamento de pino e garanta já melhores resultados operacionais para sua indústria!

Espero que tenha gostado!

Deixe um comentário