Você sabe o que é um acoplamento elástico? Sabe quais são os benefícios de utilizar esse tipo de acoplamento em sua indústria?

Não? Não se preocupe!

Neste artigo nós abordaremos tudo à respeito desse tipo de acoplamento, abrangendo todas as suas características, vantagens e modelos.

Tenho certeza que ao fim desta leitura, você estará totalmente capacitado a escolher um modelo que mais se enquadra em sua necessidade industrial.

Caso você não saiba o que é, como e onde utilizar esses ativos industriais, veja nosso guia completo: “O que são acoplamentos? Tudo o que você precisa saber para escolher o modelo ideal para sua indústria!”.

E aí? Vamos entender um pouco mais sobre os acoplamentos elásticos?

Vamos lá!

Qual a função de um acoplamento elástico?

O acoplamento elástico é muito utilizado pelas indústrias pois sua principal função é unir dois eixos. Essa união faz com que haja uma transferência de potência que se movimenta a partir da rotação que ocorre nos eixos e no motor.

A partir disso, esses acoplamentos são utilizados com o objetivo de transferir potência e torque do lado do motor para o lado da máquina acionada.

Eles são aptos a compensar os seguintes desalinhamentos:

  • Desalinhamento radial;
  • Desalinhamento axial;
  • Desalinhamento angular.

Portanto, como eles são muito utilizados pelas indústrias e possuem o objetivo de suprir determinadas necessidades que aparecem no decorrer de uma operação industrial, eles são constituídos por diferentes materiais e componentes, tais como:

  • Aço;
  • Ferro fundido;
  • Cubos;
  • Flanges;
  • Borracha (elemento elástico).

A partir dessas configurações, esses modelos conseguem atender as mais variadas operações industriais.

Além disso os acoplamentos elásticos permitem que veios rígidos sejam unidos com desalinhamentos axiais. Assim, é possível manter transferências ininterruptas dos fluxos, o que é extremamente útil quando as saídas do eixo mudam de direção ou não se alinham com precisão.

Esse tipo de acoplamento também permitem que a substituição do elemento elástico seja feita sem a necessidade da sua remoção no motor ou máquina acionada. Com isso é possível evitar perda de tempo e garantir maior produtividade e eficiência para seu processo.

acoplamentos intercambiáveis elásticos vulkan

Como e onde posso aplicá-los?

Os acoplamentos elásticos possuem o objetivo de transmitir rotação, movimento de torção e amortecer choques e ruídos provenientes das máquinas.

Portanto, eles são altamente utilizados em equipamentos acionados por um motor elétrico. Mas o seu uso não se restringe à esses motores, eles também são aplicados em diversos tipos de equipamentos e dentre os mais comuns, estão:  

  • Bombas;
  • Compressores;
  • Ventiladores;
  • Agitadores;
  • Secadores;
  • Transportadores de cargas;
  • Elevadores de cargas;
  • Gerador;
  • Laminador;
  • Dentre outros.

Por que devo utilizar os acoplamentos elásticos em minha indústria?

É simples! Pois esse tipo de acoplamento trás inúmeras vantagens e benefícios para a sua operação.

Vamos entender um pouco mais sobre quais são essas vantagens?

1. Preço

A primeira vantagem que podemos citar é em relação ao preço desse tipo de acoplamento. Como já vimos, eles podem ser feitos de ferro, aço ou até borracha.

Assim, é possível escolher dentre as opções mais caras até as mais baratas, tudo de acordo com a sua necessidade industrial.

Porém, lembre-se que o preço do acoplamento está ligado diretamente com a qualidade do material. Então, para maior durabilidade, qualidade e segurança, pesquise por fabricantes e fornecedores renomados, que já possuem um nome de confiança no mercado.

2. Instalação e manutenção

A segunda vantagem dos acoplamentos flexíveis é a fácil instalação e manutenção que ele proporciona.

Portanto, tal vantagem diminui possíveis custos que você pode ter ao longo dos dias, ótimo não?!

3. Absorve vibrações, choques e compensam desalinhamentos

Além disso, com a aplicação dos acoplamentos elásticos em sua empresa, você aumentará o tempo de vida útil de redutores e máquinas acionadas ligadas diretamente à ele, pois ele absorve vibrações, choques e, como já vimos, suporta os desalinhamentos angulares, axiais e radiais.

É importante ressaltar também que eles suportam um pico de operação de até 2x maior que seu torque contínuo.

4. Intercambiabilidade

A fabricação de acoplamentos de qualidade no Brasil é algo difícil de se encontrar. Muitos acoplamentos são fornecidos através da importação, o que encarece o produto.

Para solucionar esse gargalo, a Acoplast Brasil oferece uma variedade de acoplamentos que são totalmente intercambiáveis com as marcas de referência.

Além disso, eles possuem:

  • Entrega imediata;
  • Menor custo se comparados às demais empresas;
  • Qualidade ISO 9001.

A empresa também oferece serviços para cuidados e ferramentas especiais (também intercambiáveis) para a montagem desses equipamentos em seu processo, como parafusos, elementos elásticos, cubos, dentre outros componentes.

Quais são os modelos de acoplamentos elásticos mais utilizados pelas indústrias?

Há diversos modelos e marcas de acoplamento elástico, portanto, citaremos a seguir os mais comuns nas indústrias e que com certeza irão desempenhar um papel muito satisfatório em sua operação.

acoplamento elástico av-torqAcoplamento elástico de borracha

Os acoplamentos elásticos de borracha auxiliam a absorver choques e oferecem uma transmissão silenciosa de potência.

Esses componentes e mecanismos de borrachas são importantíssimos para melhorar o desempenho do seu equipamento industrial.

Acoplamento elástico de garra

Os acoplamentos elásticos de garras são muito utilizados pelas empresas pois possuem ótimas características de unir peças e conduzir potência.

Além disso, eles possuem um elemento de borracha que é resistente à poeira, água e óleo, dispensam lubrificação e são de fácil instalação e inspeção.

Portanto, os dois principais modelos de acoplamentos de garras disponíveis no mercado, são:

Acoplamentos S-TORQ® S - Intercambiável VulkanAcoplamentos intercambiáveis com marcas de referência no mercado

Os acoplamentos intercambiáveis elásticos possuem as mesmas características das principais marcas de referência quando o assunto se trata de acoplamentos elásticos. 

Essas marcas possuem modelos do tipo MAX-TORQ, E-TORQ e S-TORQ que são aplicados nos mais variados segmentos de mercado e atendem as necessidades de todos os tipos de indústrias.

Além disso, os modelos intercambiáveis são ótimas opções para você que deseja um equipamento com a mesma qualidade das peças originais, por um preço de custo menor.

Rotex

O acoplamento KTR Rotex é sem dúvidas, um dos modelos mais famosos e utilizados pelas indústrias.

Assim, eles são possuem amortecedores em poliuretano de diversas durezas e são resistentes à poeira, óleo e água.

Para entender um pouco mais sobre o KTR ROTEX, leia nosso artigo: “ROTEX: o acoplamento KTR perfeito para você e sua indústria!”

Conclusão

Não se esqueça! As características dos acoplamentos variam de acordo com o seu modelo, torque e tamanho.

Assim, para que você consiga opções de qualidade e claro, a preços acessíveis, recomendamos que você acesse as páginas específicas dos acoplamentos da Acoplast Brasil.

Nessas páginas você terá acesso a informações e catálogos específicos de cada modelo. Porém, caso ainda necessite de mais informações, converse com consultores especializados no assunto.

Como vimos, o acoplamento elástico pode ser muito vantajoso para sua operação. Porém, para que eles tenham resultados satisfatórios é importante que você avalie qual é a real situação da sua empresa e operação.

A partir dessa análise e avaliação é possível escolher um modelo que mais se encaixa com as suas necessidades.

Outros modelos muito comuns de acoplamentos elásticos, são:

Não sabe o que são acoplamentos de pinos? Acesse nosso artigo: 4 motivos para aplicar os acoplamentos de pinos em sua empresa”.

Então, agora que você já entendeu um pouco mais sobre esse tipo de acoplamento, veja todas as nossas opções de acoplamentos elásticos e avalie qual é o acoplamento perfeito para você!

Há diversos modelos disponíveis, todos com catálogos e descrições para te auxiliar ainda mais durante o seu processo de escolha.

Espero que tenha gostado desse post e até a próxima!

Deixe um comentário