" /> Certificação ISO: qual é a sua importância para as organizações?

Certificação ISO 9001

Me responda, a sua empresa consegue manter um padrão nos produtos/serviços oferecidos? Os seus clientes estão satisfeitos? A sua empresa já possui uma credibilidade maior por causa da certificação ISO?

Não? Não se preocupe! Neste artigo nós iremos abordar todas as características da ISO. Porém, o foco principal deste artigo é a ISO 9001, norma voltada para a gestão da qualidade.

Então fique atento na leitura deste artigo para que você consiga solucionar possíveis problemas em relação a qualidade da sua indústria e operação.

Vamos lá?

O que é a certificação ISO?

A certificação da ISO, Organização Internacional de Normalização, é um conjunto de normas que podem ser adotadas no mundo inteiro e que visam o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade, ambiental e maior segurança para os alimentos dentro de uma organização.

Para isso, há diferentes normas que efetuam o encorajamento de tais áreas. Logo, a ISO 9001 é relacionada com a gestão da qualidade, a 14001 é voltada para o setor ambiental e a 22000 é focada na segurança dos alimentos.

Leia também: Segurança Industrial: 4 dicas incríveis para prevenção de acidentes.

O que é ISO 9000, 14000 e 22000?

Como vimos, a ISO 9000 possui foco na gestão da qualidade nas empresas e indústrias. Portanto, a família da ISO 9000 compõe 5 diferentes normas internacionais que estão relacionadas à qualidade.

Mas, dentre todas elas (ISO 9002, 9003 e 9004), a 9001 é a mais abrangente, incorporando todos os 20 elementos de qualidade que a norma possui.

A ISO 14000 é utilizada para especificar os requisitos dos sistemas que fazem a gestão ambiental da organização.

Esse modelo de ISO permite que a empresa desenvolva e pratique diferentes tipos de políticas ambientais.

E por fim, há também a ISO 22000, que possui o objetivo de oferecer maior segurança para os produtos alimentícios, proporcionando, portanto, maior qualidade aos alimentos que são entregues para os clientes.

Gestão da qualidade, entendendo a certificação ISO 9001

A implantação da ISO 9001 pode trazer grandes benefícios na realização dos processos dentro de uma empresa, como:

  • Maior produtividade;
  • Redução de desperdícios;
  • Redução de custos;
  • Melhoria na gestão de conhecimento;
  • Melhoria índice de satisfação dos clientes;
  • Redução de reclamações.

A gestão da qualidade é formada por princípios, práticas e técnicas. Os princípios indicam as diretrizes que serão implementadas por meio de práticas, que, por sua vez, serão apoiadas pelas técnicas.

A aplicação desse sistema requer um ciclo de medição e análise de resultados, além de planos de ações para melhorias, que devem acontecer de forma contínua.

A participação de todos os níveis da organização também é essencial, com uma boa liderança conduzindo as tarefas e pessoas engajadas executando e entendendo todo o propósito da implementação.

Para a realização deste projeto algumas etapas são essenciais, pois a cultura organizacional deve se alterar e se adaptar à nova realidade. Assim o mapeamento dos processos da empresa, bem como a criação de procedimentos documentados, indicadores dos processos, formulários de avaliação, documentos de apoio, procedimentos complementares, documentos externos e registros da qualidade devem ser formulados após as coletas junto aos funcionários ou colaboradores, lembrando sempre da adaptação à ISO 9001 e do entendimento das peculiaridades de cada empresa.

A entrega final do projeto constitui-se do Manual da Qualidade juntamente com todos os documentos elaborados.

Conclusão

Neste artigo entendemos sobre a importância da qualificação ISO para que sua empresa possa se qualificar ainda mais, além de se destacar em relação à concorrência.

Mas não pare por aí, acesse o site da ISO (está em inglês) para tirar todas as suas dúvidas e garanta um maior destaque no mercado!

A Acoplast Brasil é uma empresa certificada ISO 9001 que se preocupa muito com a qualidade. Assim, ela oferece todos os seus produtos com uma alta qualidade para os clientes.

Mas e você? Quer aumentar a sua credibilidade diante dos clientes e ser mais competitivo no mercado? Não deixe esta oportunidade passar! 

Visite o site da Soluções Consultoria para maiores informações.

Ester artigo foi produzido por Acoplast Brasil e Soluções Consultoria, espero que tenham gostado e até a próxima!

Deixe um comentário