" /> Redutor ou motoredutor? Qual devo escolher? Entenda ainda hoje!

Os motoredutores e os redutores de velocidade são fundamentais para o bom funcionamento de uma indústria pois são eles que fazem o controle da rotação de um determinado acionador ou máquina acionada.

Mas, você sabe qual a diferença entre esses dois equipamentos industriais? Qual é o mais indicado para a sua indústria?

Não? Não se preocupe!

Neste artigo nós abordaremos todas as diferenças entre esses dois produtos e ao fim desta leitura, tenho certeza que você estará apto a escolher o equipamento correto para sua indústria.

Porém, para saber qual é a diferença entre esses dois ativos industriais, é necessário, primeiramente, entender o que é um redutor de velocidade e o que é um motoredutor.

Portanto, animados para entender qual destes ativos industriais é o mais adequado para você?

Vamos lá!

O que é um redutor de velocidade?

redutores paralelos

Redutores de velocidade são utilizados quando há a necessidade de adequar a rotação do acionador para uma nova rotação que é requerida no dispositivo a ser acionado.

Portanto, quando há uma redução em relação à essa rotação, há consequentemente um aumento do torque disponível.

Geralmente os redutores são fornecidos com eixos oco chavetado, discos de contração, estriados, eixo sólido chaveta ou com flange.

Em relação ao seus componentes básicos, eles são constituídos por eixos de entrada e saída, carcaça e engrenagens, que podem ser helicoidais, cônicas, hipóides, etc.

Os redutores são muito utilizados em operações industriais pois possuem alto desempenho de rotação, melhoram os resultados produtivos de um processo e possuem inúmeras aplicações possíveis, sendo utilizado em diversos equipamentos que possuem torque, rotação e velocidade, como:

  • Agitadores;
  • Extrusores;
  • Guinchos;
  • Transportadores;
  • Pontes rolantes;
  • Dentre outros.

A partir disso, eles também estão presentes em diferentes segmentos de mercado, veja alguns abaixo:

  • Siderurgia;
  • Mineração;
  • Papel e celulose;
  • Açúcar e álcool;
  • Petroquímica;
  • Alimentícia;
  • Dentre outros.

Como eles possuem diversas características, tamanhos e preços, é importante entender qual é a sua necessidade de operação e quais são os objetivos e resultados que você deseja alcançar com a utilização deste produto em sua indústria.

Caso você queira mais informações sobre os redutores de velocidade, leia o nosso artigo: “Redutor de velocidade: Entenda tudo sobre a importância deste equipamento para a sua indústria“. 

acoplamento industrial

O que é um motoredutor?Motoredutores motox-n w da Siemens

O motoredutor ou motorredutor são produtos compostos por um motor elétrico e um redutor de engrenagens, no qual um é acoplado ao outro.

O seu objetivo é fazer a troca direta entre a velocidade e força, ou seja ele busca aumentar a força do motor através de um redutor.

Assim os motoredutores são redutores que funcionam acoplados a um motor e sua aplicação também é feita em diferentes equipamentos industriais, como:

  • Escadas rolantes;
  • Guindastes;
  • Elevadores;
  • Fixadores;
  • Dentre outros.

Diferentemente dos redutores que são fornecidos em pequenos, médios e grandes portes, os motoredutores são utilizados apenas por indústrias e grandes empresas.

Além disso, os modelos mais utilizados por todo o mercado, são os de coroa e rosca sem-fim e os que possuem engrenagens helicoidais.

Não se preocupe! Aprofundaremos um pouco mais sobre esses modelos a seguir.

Coroa e rosca sem-fim

Esse sistema é formado por uma rosca de um parafuso de transmissão de potência com uma grande engrenagem com dentes.

Mas, como ele funciona?

Quando a rosca de um parafuso sem-fim é rotacionado, a coroa gira. Assim, seus dentes são empurrados pelo movimento do parafuso.

Motoredutores motox-n d/z da Siemens

Engrenagens helicoidais

As engrenagens dos motoredutores possuem dentes helicoidais, pois permitem uma transmissão de potência mais homogênea.

Os ativos industriais que utilizam dentes helicoidais são mais eficientes. Porém, possuem um custo mais elevado.

Para maiores informações sobre este assunto, veja nosso artigo: “motoredutor: O que é? Por que devo utilizá-lo em minha indústria? Saiba tudo sobre esse equipamento industrial!”.

Neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber na hora de escolher o modelo de motoredutor ideal para a sua indústria.

Mas qual a diferença entre motoredutores e redutores?

Agora que você já entendeu o que é um redutor e o que é um motoredutor, vamos entender qual a diferença entre esses dois ativos?

Primeiramente é importante entender que ambos são dispositivos mecânicos que reduzem a velocidade de um acionador.

Porém a forma como é feita essa redução é diferente entre um produto e o outro.

Enquanto os redutores possuem um eixo maciço chaveado em sua entrada que faz com que seja possível diferentes tipos de redução, feitas a partir de meios mecânicos que aumentam o torque de saída do equipamento. Os motoredutores funcionam acoplados ao motor, portanto eles não permitem grandes reduções de velocidade de giro por meios mecânicos.

Além disso, os motoredutores possuem uma transmissão de giro feita de forma direta. Assim, qualquer sobrecarga que possa ocorrer no redutor, ocorrerá também no motor.

Logo, se você quiser maiores reduções de velocidade através de meios mecânicos, o redutor é a escolha certa. Porém, se vocês necessitarem de motores elétricos acoplados em redutores em sua operação, os motoredutores serão a melhor opção.

Como podemos notar, esses dois equipamentos possuem uma alto grau de eficiência em diferentes tipos de equipamentos.

Portanto, para efetuar a escolha de um modelo perfeito para sua indústria é importante entender quais são as necessidades da sua operação, pois só assim você conseguirá intensificar os seus resultados.

Além disso, cada produto possui uma determinada característica, tamanho e função. Falaremos sobre alguns modelos no decorrer do artigo.

Lembre-se! As manutenções em redutores multimarcas e motoredutores Siemens são muito comuns e efetivas. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre as manutenções preventivas e preditivas?

Manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção é feita através de um planejamento de reparo, que possui o objetivo de controlar o monitoramento desse ativo industrial a fim de prevenir a interrupção das atividades.

Portanto, o objetivo principal da manutenção preventiva é reduzir as possibilidades de falhas que um redutor pode ter.

Para maiores informações, acesse nosso artigo sobre manutenção preventiva.

Manutenção preditiva

Já a manutenção preditiva é feita por meio de medições e de interpretações de resultados. Assim, se torna possível avaliar se o equipamento está em pleno funcionamento ou se ele necessita de uma maior atenção por parte dos operários.

Diferentemente da preventiva, a preditiva antecipa possíveis falhas. Ou seja, você poderia antecipar uma atuação de prevenção em um redutor a partir dos resultados gerados.

Portanto, se você possui um redutor e ele não está em pleno funcionamento, sua indústria terá custos por inatividade de operação e, consequentemente, pouca eficiência e resultados insatisfatórios.

Com isso, fazer manutenções periódicas evita possíveis custos por ineficiência do equipamento e é uma ótima opção para que as indústrias tenham resultados ainda mais satisfatórios.

Para maior entendimento sobre esse assunto, veja nosso post: “Como fazer a manutenção de Redutores Industriais: 4 Passos”.

Banner para o serviço de manutenção de motoredutores e redutores da marca SiemensPowered by Rock Convert

Quais são as três marcas de redutores e motoredutores mais utilizadas no mercado?

Agora que você já entendeu sobre a diferença entre motoredutores e redutores de velocidade, está na hora de saber quais são as marcas mais utilizadas pelas indústrias de todo o mercado.

Redutores

Há diversas marcas e modelos disponíveis no mercado. Porém, falaremos sobre as mais utilizadas e que com certeza irão garantir maior qualidade e resultados para sua operação.

Portanto, as três marcas mais utilizadas são:

FZ-Torq

Redutores similares à marca Siemens que podem ser montados tanto na vertical quanto na horizontal. Eles possuem ótima relação custo-benefício e são aplicados em:

  • Agitadores;
  • Misturadores;
  • Torres de resfriamento;
  • Bombas;
  • Aeradores;
  • Dentre outros.

Assista o vídeo abaixo sobre os redutores FZ-Torq para maior esclarecimento:

RED-Torq

Os RED-Torq são similares a linha Redurex da flender Brasil. Os modelos SDN e KZA possuem engrenagens com aço de liga de alta qualidade, intercambialidade dos componentes individuais e são resistentes a possíveis desgastes.

CAVEX

Os redutores da CAVEX são duráveis, confiáveis, compactos, flexíveis e possuem uma taxa de eficiência de 97%. Além disso, eles são uma ótima opção para indústrias que desejam melhores resultados a um preço justo.

redutores marcas siemens, redurex e cavexPowered by Rock Convert

Motoredutores

Dentre as três marcas mais utilizadas de motoredutores que são referência de qualidade no mercado nacional e internacional, estão:

Himmel

Os motoredutores da Himmel possuem ótima eficiência, custo-benefício e qualidade internacional.

Como há vários modelos disponíveis, para as mais diversas aplicações industriais, é possível escolher um modelo que vai de encontro com as suas necessidades operacionais.

Siemens;

A Siemens é uma marca muito reconhecida nos mais diferentes segmentos, desde em indústrias até em mercados de telefonia.

Portanto, por ser uma multinacional alemã e líder de mercado neste segmento industrial, a qualidade dos seus motoredutores são inquestionáveis!

Simogear.

O Simogear é uma outra linha de motoredutores Siemens.

Esta linha é reconhecida por serem utilizados em espaços estreitos, possuírem uma alta relação de transmissão e baixos ruídos.

A Acoplast Brasil possui um corpo técnico especializado em motoredutores Siemens, oferecendo sobressalentes e peças de reposição para esses produtos e prestando assistência técnica com excelência em todos os modelos Siemens e Simogear.

Veja abaixo um vídeo sobre os motoredutores Simogear:

Conclusão

Neste artigo nós vimos que redutores e motoredutores são utilizados em equipamentos que utilizam velocidade, rotação e torque como forma de melhorar os resultados e a eficiência operacional de uma indústria.

Como esses dispositivos industriais possuem diversos tipos de aplicações, recomendamos que você converse com um especialista para que ele possa te auxiliar na escolha de um modelo ideal para a sua indústria.

Caso prefira, entre em contato com um de nossos consultores. Com um auxílio de pessoas especializadas no assunto será mais fácil encontrar a melhor opção para você e sua indústria.

E não se esqueça! Fazer manutenções preditivas e preventivas são de extrema importância para o melhor funcionamento dos redutores.

Espero tê-lo ajudado e até a próxima!

banner para os motoredutores das marcas himmel, siemens e simogearPowered by Rock Convert

Deixe um comentário