Imagem acoplamento hidráulico acoplast brasilVocê sabe o que são acoplamentos hidráulicos? Quais são as suas possíveis aplicações e vantagens de uso?

Não se preocupe! Neste artigo nós iremos entender tudo sobre esse importante dispositivo mecânico e tenho certeza que ao fim desta leitura você terá todas as informações necessárias para a escolha do modelo mais adequado para a sua operação.

Porém, antes disso, é importante entender que acoplamentos são dispositivos mecânicos que possuem o objetivo de transmitir potência para uma operação a partir da união duas peças rotativas (conexão entre dois eixos).

Para maiores informações sobre outros tipos de acoplamentos, acesse nosso guia completo aqui!

Agora sim! Animados para entender um pouco mais sobre os acoplamentos hidráulicos?

Vamos lá!

O que são acoplamentos hidráulicos?

O acoplamento hidráulico é um dispositivo mecânico de alta eficiência e baixo escorregamento, essencial para transmissão de potência de uma operação.

A partir disso, eles funcionam como um sistema de bomba-turbina, fazendo com que o lado do motor bombardeie fluidos hidráulicos contra o lado da turbina, o que gera um movimento de impulsão.

Portanto, esses acoplamentos são compostos por materiais como aço, bronze e até cobre. Com isso, eles desempenham um papel melhor na operação, evitando vazamentos e escoamentos de fluidos durante o processo.

Os fluidos podem ser formados tanto por óleos hidráulicos, como por água. Para saber qual usar, é necessário entender como o dispositivo será aplicado em sua operação.

O que são acoplamentos hidráulicos permanente e comutáveis?

Empresas referências no mercado oferecem duas variações de acoplamentos hidráulico. Essa variação consiste nos modelos permanentes e comutáveis.

A diferença é: os permanentes possuem características rígidas e respostas de transmissão contínuas e os comutáveis são fixos, móveis e obedecem a um comando específico para atuação.

Portanto é importante analisar os catálogos de cada modelo para que você escolha o que melhor irá te atender. Além disso, nós recomendamos que você avalie a forma em que os equipamentos são instalados, para que assim seja possível evitar problemas e custos adicionais.

Veja o vídeo abaixo (em inglês) sobre o Fludex.

Quais são as suas possíveis aplicações?

O acoplamento hidráulico é muito utilizado pelos mais diversos tipos de indústrias pois ele possui uma variedade de aplicações em operações que necessitam de partidas leves e suaves.

Assim, ele está presente em indústrias de:

  • Alimentos;
  • Químicas;
  • Siderúrgicas;
  • Construção civil;
  • Minerações;
  • Etc.

Mas em quais equipamentos ele pode ser aplicado?

É muito comum ver acoplamentos hidráulicos aplicados em:

  • Fornos rotativos;
  • Transportadores gerais;
  • Moinhos.

Portanto, utilizar esse tipo de equipamento em seu processo é muito vantajoso pois ele faz com que o seu motor parta sem carga a uma velocidade de 85% da sua velocidade nominal. Além disso, o lado que é acionado acelera de forma suave, evitando qualquer tipo de sobrecarga que possa ocorrer no motor.

Vantagens para aplicar o acoplamento hidráulico em sua indústria

  1. Aceleração do lado acionado feita de forma suave;
  2. Partida do motor sem carga;
  3. Menor consumo de energia pelo motor;
  4. Altamente eficientes;
  5. Ótimo custo benefício;
  6. Oferece segurança para máquinas e motores a partir da sua limitação de torque máximo.

Como é feita a manutenção no acoplamento hidráulico?

A manutenção dos acoplamentos hidráulicos é feita de forma bem fácil, não sendo nenhum bicho de sete cabeças. Portanto, sua aplicação ocorre a partir de diversas ações de manutenção preventiva, como: efetuar inspeções regulares nas peças.

Assim, veja abaixo algumas medidas que você pode efetuar neste tipo de acoplamento:

  • Inspeções visuais, analisando desgastes e necessidade de limpeza das peças;
  • Avaliação do nível de lubrificação;
  • Avaliação de ruídos e vibrações excessivas.

Além disso, como a manutenção é feita de forma preventiva, é importante que você documente quais ações foram realizadas nos acoplamentos, criando um cronograma para realização de cada atividade.

Lembre-se! A manutenção não evita as falhas, mas diminuem consideravelmente a probabilidade delas acontecerem.

Conclusão

Neste artigo entendemos a importância do acoplamento hidráulico nas indústrias. Além disso, vimos também que esse dispositivo mecânico possui diversas aplicações possíveis e nos mais variados segmentos de mercado.

Entretanto, um outro ponto importante para destacar é em relação a diferença dos modelos permanentes e comutáveis e para isso, é importante entender como você aplicará o acoplamento em sua operação.

Caso tenha interesse nesse e em outros tipos de acoplamentos, clique aqui! E lembre-se! Todos os modelos possuem catálogos e descrições para te auxiliar no processo de escolha.

Muito obrigado e até a próxima!

Deixe um comentário