acoplamento - Acoplamentos industriais

Você sabe qual é a definição de acoplamento?

Acoplamentos mecânicos são primordiais para indústrias pois fazem a conexão entre dois sistemas maquinários.

Ou seja, são elementos de transmissão mecânica que possuem como principal função promover a transmissão de torque de um acionamento.

Lembre-se! Qualquer aplicação que possua algum tipo de acionamento rotativo ou sistema de transmissão pode ter a presença de um acoplamento.

Agora que entendemos qual é a sua definição, é importante ressaltar que há diferentes modelos disponíveis de acoplamentos e eles são utilizados de acordo com a demanda dos processos e das máquinas industriais.

Além disso, seu uso abrange diferentes segmentos de mercado e seu objetivo é melhorar o desempenho de toda a operação de uma indústria

Neste artigo nós iremos entender:

Tenho certeza que ao fim desse artigo você estará apto a escolher o melhor equipamento para sua indústria.

Vamos lá?

O que são acoplamentos?

Acoplamentos são fundamentais para o bem estar de uma indústria e da sua operação. São eles que garantirão melhores resultados, maior eficiência e produtividade em sua operação.

Além disso, eles são os responsáveis por garantir um tempo de vida maior para os redutores, motoredutores e máquinas acionadas.

Como já vimos, os acoplamentos são aparelhos que fazem a conexão ou interação dos sistemas maquinários. Eles possuem diversas benefícios, mas dentre os mais importantes, estão:

  • Reduzir vibrações;
  • Unir dois eixos;
  • Transmitir torques e movimentos;
  • Relação de transmissão;
  • Compensar desalinhamentos;
  • Absorver choques.

Em geral, sua composição é feita por dois flanges (discos onde são fixados os eixos), um cubo (espaço onde o eixo é encaixado) e por elementos (parafusos, pinos) que fazem a ligação desses dois flanges.

Quais são as possíveis aplicações de um acoplamento industrial?

Esses ativos industriais possuem diversas aplicações pois são utilizados em diferentes tipos de equipamentos, como:

  • Máquinas de embalagens;
  • Agitadores;
  • Elevadores de cargas;
  • Transportadores;
  • Compressores;
  • Extrusoras;
  • Dentre outras.

Entre os segmentos industriais que utilizam algum tipo de acoplamento mecânico em seu processo, estão as indústrias e empresas de:

  • Mineração;
  • Siderurgia;
  • Petróleo e gás;
  • Alimentícia;
  • Metalurgia;

Qual é a importância de escolher o acoplamento certo para a sua indústria?

Infelizmente no mercado há profissionais que não dimensionam a importância de utilizar o modelo e o tipo correto em sua operação industrial. 

Portanto, ressaltamos que é fundamental entender quais são as suas necessidades operacionais, para que assim você esteja apto a selecionar o acoplamento perfeito para a sua indústria.

É essa análise que fará com que você faça uma boa escolha, aumentando o índice de disponibilidade e prorrogando o tempo de vida útil das máquinas.

Entenda, se você não der atenção para todo esse processo, não conseguirá alcançar bons índices e resultados em sua operação. Além de operar suas máquinas sob risco de quebra do eixo e desgastes das peças.

Portanto, disponibilizamos abaixo algumas dicas para que você possa fazer a escolha do modelo certo:

Tenha um projeto

Tenha um projeto bem idealizado, saiba exatamente do que você precisa, pesquise e leia catálogos sobre as peças!

É importante entender quais são as suas necessidades, quais resultados deseja ter e aonde você deseja chegar.

Se atente com os materiais, marcas e as formas de fabricação

Verifique a qualidade dos materiais que compõem o acoplamento. Ou seja, de quais materiais ele é feito e se é de alguma marca de referência ou intercambiável.

Os intercambiáveis possuem a mesma qualidade das peças de referência no mercado. Além disso, possuem custos menores, qualidade ISO e estão disponíveis para pronta entrega. O que os tornam uma ótima opção para as empresas e indústrias.

Suporte Técnico

Acompanhe todo o processo de especificação e desempenho do acoplamento. Portanto, analise e busque informações sobre o fabricante dos produtos, leia os catálogos dos modelos e claro, peça auxílio para os consultores de vendas que sejam especialistas no assunto.

Lembre-se! Não tenha vergonha de pedir ajuda, os consultores estão prontos para te auxiliar durante todo esse processo de escolha.

Seguindo essas dicas você estará em perfeitas condições para decidir qual equipamento é o ideal para a sua empresa.

Quais as principais causas para quebra de um acoplamento?

Os acoplamentos possuem diversas causas para apresentar um má funcionamento ou quebra em sua operação. Portanto, para maior entendimento sobre os motivos reais de quebra do seu equipamento, recomendamos que você converse e explique toda a sua situação para um consultor especializado, visto que cada operação funciona de uma determinada forma.

Porém, nós apresentamos e listamos os principais motivos que levam à essa falha abaixo, veja:

  • Desgastes;
  • Desalinhamentos;
  • Falta de lubrificação;
  • Falhas na flange, a partir de um fecho de aperto insuficiente;
  • Dentre outros motivos.

Ressaltamos, também, que em caso de quebra, é necessário aplicar manutenções corretivas em seu equipamento, evitando maiores prejuízos para sua operação.

Principais tipos de acoplamentos

Os acoplamentos mecânicos são fabricados sob altos padrões de tecnologia e oferecem precisão e versatilidade no trabalho.

Assim, de acordo com a sua tipologia, eles podem ser classificados como:

Para maior entendimento, há dois grupos de acoplamentos, os torcionalmente rígidos e os torcionalmente flexíveis.

Os torcionalmente rígidos ou fixos são usados para garantir o funcionamento das máquinas sem que haja movimentação entre os eixos. Em relação à eles, destacam-se os com flanges e flanges aparafusadas.

Já os flexíveis, são usados com o objetivo de evitar movimentos bruscos, gerando mais suavidade para a transmissão mecânica.

Assim, há maior absorção dos desalinhamentos dos eixos axial, radial e angular, bem como possíveis vibrações.

Alguns modelos de acoplamentos flexíveis são:

Entenda através de 4 motivos o porquê de se utilizar os acoplamentos de pinos em sua companhia!

Os acoplamentos flexíveis possuem dois grupos de acoplamentos:

  • Os elásticos; 
  • Os não são elásticos.

Entenderemos a seguir tudo sobre esses tipos:

acoplamento elástico pn-torqAcoplamentos flexíveis

Como vimos anteriormente, os acoplamentos flexíveis podem ser subdivididos em elásticos e não elásticos.
Os elásticos contam com um elemento elástico que faz a ligação entre os cubos, feito com borracha, grade ou mola e seu objetivo é absorver choques e suavizar desalinhamentos.

Os elásticos são apropriados para transmitir rotação, movimento de torção e amortecer picos de cargas, choques e ruídos das máquinas acopladas.

Além disso, eles são perfeitos para indústrias pois são torcionalmente flexíveis, compensam todos os desalinhamentos possíveis e permitem a remoção do elemento elástico sem a necessidade da remoção do motor ou máquina acionada.

Os não elásticos possuem capacidade de suportar determinados desalinhamentos mas não possuem elasticidade de torção, sendo torcionalmente rígidos. Apesar disso, eles transmitem choques, vibrações e sobrecargas.

Normalmente eles são usados para aplicações com necessidade de reversões constantes ou de sincronismo torcional.

Um bom exemplo de acoplamento flexível não elástico são os acoplamentos de engrenagensfalaremos mais sobre eles no decorrer do artigo.

E aí? Ainda possui dúvidas sobre os modelos elásticos? Não se preocupe! Nosso artigo sobre acoplamentos elásticos tem tudo o que você precisa saber sobre esses elementos, acesse e entenda ainda mais sobre esses modelos!

Acoplamentos de Precisão

Esse tipo de acoplamento é utilizado em quase todos os segmentos de mercado, que vão de indústrias automotivas a indústrias gráficas, passando até por mineradoras.

O seu objetivo é transmitir movimentos sem que haja a existência de folga torcional, tendo assim um movimento com sincronismo entre os equipamentos.

Portanto, suas principais características são:

  • Fazer a conexão dos eixos de precisão sem folga;
  • Fácil montagem e inspeção;
  • Absorver desalinhamentos mínimos como: radial, angular e axial;
  • Elastômeros de diversas durezas (no caso dos acoplamentos Rotex GS).

Leia nosso artigo sobre os acoplamentos de precisão e tenha mais informações na hora de escolher um modelo que seja perfeito para sua operação.

acoplamento rotex GS - Banner AcoplastBrasil

Acoplamentos Rígidos

Os acoplamentos rígidos ou fixos são fabricados de acordo com a norma DIN 115 ou 116.

Como o nome já diz, eles são rígidos, portanto eles são torcionalmente rígidos e não possuem flexibilidade.

Além disso, eles não absorvem choques, vibrações e desalinhamentos radiais, axiais e angulares. Por essa razão, necessitam de um alinhamento perfeito entre os dois eixos acoplados.

Uma das maiores vantagens dos acoplamentos rígidos é a sua facilidade de manutenção, uma vez que é muito fácil desmontar todo o conjunto.

É altamente recomendável construí-los sem nenhuma saliência, pois isso provocaria um desbalanceamento no conjunto mecânico, o que prejudicaria toda a sua operação assim que o mesmo entrasse em rotação.

Assim, indústrias e empresas utilizam esse tipo de acoplamento para aplicações com total necessidade de sincronismo torcional ou reversões constantes de carga.

Acoplamentos de Lâminas

Eles são responsáveis pela ligação de eixos rotativos radiais, angulares e axiais em máquinas que possuem alto desempenho.

O acoplamento de lâmina possui peças rígidas, portanto, possuem uma vida útil longa e são resistentes à choques, variações de temperatura e corrosão.

Portanto eles são altamente indicados em máquinas e operações que necessitam de sincronismo torcional em ambientes mais agressivos aos elastômeros.

Suas principais características são:

  • Fáceis de instalar e manusear;
  • Ótimo relação de custo-benefício;
  • Alta rigidez torcional;
  • Não oxidam;
  • Suportam altas rotações;
  • Suporta temperaturas extremas.

Para maiores informações sobre esses equipamentos de lâminas, acesse nosso post: “Acoplamentos de lâminas: mais eficiência e resultados para sua empresa”. 

Tenho certeza que este artigo te ajudará muito!

acoplamentos lâminas

Acoplamentos de engrenagens

Os de engrenagens são muito utilizados em diversos segmentos industriais, como siderurgia, mineração, cimenteira, papel e celulose, dentre outros. Além disso, eles são responsáveis pela absorção de possíveis desalinhamentos e geralmente aplicados na saída de redutores e motoredutores, que é onde há maior necessidade de alto torque e baixa rotação.

Assim, há vários tipos de acoplamentos de engrenagens, como:

  • Com duplo engrenamento, tendo os dois lados com cubos engrenados;
  • Simples engrenamento, tendo um cubo rígido e outro engrenado;
  • Com espaçador e eixo flutuante, para atender maiores distâncias de acionamentos;
  • Com sistema de desengate. Auto desengatável;
  • Com sistema de cisalhamento que limita o torque aplicado.

Quer entender um pouco mais sobre esse tipo de acoplamento? Então acesse nosso post super completo: “Acoplamento de engrenagem:  a escolha ideal para sua indústria!”.

Acoplamentos de engrenagens intercambiáveis com a marca falk - banner

Acoplamentos Hidráulicos

Os acoplamentos hidráulicos funcionam como um sistema de bomba-turbina. Ou seja, eles fazem com que o lado motor bombeie o fluido hidráulico contra o lado da turbina, impulsionando-o.

Eles são utilizados em operações que necessitam de partidas lentas e suaves.

Além disso, eles são aplicados em diferentes segmentos industriais, como:

  • Indústrias de alimentos;
  • Indústrias químicas;
  • Siderúrgicas;
  • Mineração;
  • Outras.

Quer ler mais sobre o acoplamento hidráulico? Acesse nosso post à respeito dele!

E quais são as principais marcas de acoplamentos?

Agora que já entendemos o que é um acoplamento e quais são os tipos que estão presentes nos mercados. Vamos entender um pouco mais sobre quais são as marcas mais utilizadas pelas indústrias e que são referência em qualidade?

KTR

A KTR é uma marca extremamente reconhecida no mercado, referência em acoplamentos com engrenagens de dentes curvos e sua matriz está localizada na Alemanha.

A empresa fornece os seguintes acoplamentos:

A Acoplast Brasil é distribuidora e importadora oficial da KTR no Brasil. Portanto, para maiores informações, como preço e modelos, veja quais são os acoplamentos KTR que estão disponíveis para pronta entrega em todo o Brasil.

Schmidt

Os acoplamentos de precisão da Schmidt proporcionam mais segurança e resistência para a sua operação industrial!

A Schmidt está a mais de 50 anos no mercado e está sempre em busca de padrões altos em acoplamentos de eixos.

A empresa é reconhecida por fabricar e distribuir acoplamentos resistentes à torção, que se destacam pela sua compactação e alta funcionalidade.

A Acoplast Brasil também é parceira Schmidt e comercializa diversos acoplamentos dessa empresa no Brasil, alguns dos modelos disponíveis são:

Acoplast Brasil

A Acoplast Brasil é uma empresa que proporciona soluções em acoplamentos, motoredutores e redutores.

A empresa é reconhecida por oferecer produtos de altíssima qualidade alinhados a um baixo custo e por efetuar entregas rápidas para o cliente, pois a maior parte dos acoplamentos estão disponíveis para pronta entrega.

Lembre-se! A Acoplast Brasil é parceira Siemens, KTR e Schmidt. Assim ela distribui acoplamentos dessas três marcas para todo o Brasil.

Além disso, a empresa também fabrica os seus próprios acoplamentos que são intercambiáveis com diversas marcas do mercado, como:

Portanto, se você deseja adquirir peças com as mesmas características das marcas de referência, com preços baixos e com garantia de qualidade, a Acoplast é a escolha ideal para a sua operação.

Conclusão

Entendemos nesse artigo que os acoplamentos são fundamentais para que você consiga intensificar sua produtividade industrial. 

Há diversos tipos disponíveis no mercado e cada um possui uma determinada característica de aplicação. Assim, pesquise a fundo para entender qual é o melhor modelo para você.

É extremamente importante entender qual é o equipamento ideal para sua operação, pois só assim você conseguirá atingir resultados satisfatórios.

Lembre-se! Como já dissemos ao longo deste artigo, há acoplamentos intercambiáveis no mercado. Ou seja, equipamentos que possuem menor custo e as mesmas características e qualidade se comparados com acoplamentos de marcas de referências. Sendo, portanto, uma ótima opção para o mercado!

Gostou do artigo? Seria ótimo se você pudesse compartilhá-lo em suas redes sociais

Atenção! Em cada página específica dos modelos de acoplamentos da Acoplast Brasil há catálogos e descrições que te auxiliam nesse processo de escolha.

Espero tê-lo ajudado e até a próxima!

Deixe um comentário