revolução industrial 4.0

A revolução industrial é um divisor de águas para a história. Quase todos os aspectos presentes na vida cotidiana foram influenciados por esse processo. A partir desse marco a população começou a experimentar um intenso crescimento industrial.

Portanto, nesse post saberemos um pouco mais sobre cada uma revolução industrial e sobre o que é a industria 4.0. Assim, entenderemos o processo pelo qual estamos passando e como as indústrias devem se portar nesse novo tipo de mercado.

Vamos lá?!

O que é a revolução industrial?

Foi e é um processo de transformação pelo qual as indústrias passam, que ocorrem e passam por todo o processo.

Hoje em dia na quarta revolução e cada uma teve sua peculiaridade e transformação. Logo, entenderemos a seguir sobre cada uma:

1º revolução industrial

Esse processo ocorreu com a transição e transformação dos processos de manufatura, por volta dos anos de 1760 e 1840.

Assim, surgiram novos métodos de produção, fazendo uma transição entre a produção artesanal para a produção por máquinas, utilizando de forma mais eficiência a energia da água e vapor. Além do uso do carvão, muito importante durante todo esse processo.

2º revolução industrial

Iniciou-se por volta de 1850 e durou até 1945. Foi um processo duradouro e que envolveu uma série de desenvolvimentos dentro das indústrias.

Durante esse período, houve:

  • A introdução de navios de aços movidos a vapor;
  • Desenvolvimento do avião;
  • Produção em massa de bens de consumo (Henry Ford e o Fordismo);
  • Refrigeração mecânica.

3º revolução industrial

Seu inicio foi por volta de 1970 e é chamada de revolução informacional. Esse nome surge a partir do descobrimento da robótica, uso intenso da internet e globalização, gerando um acesso fácil à informação.

Esse processo abrange progressos na agricultura, pecuária, comércio e prestação de serviços. Mas, seu maior impacto foi nas indústrias.

Portanto, ela é caracterizada pelo uso da tecnologia e do sistema informático na produção industrial, desenvolvimento da robótica, terceirização da economia, aumento da consciência ambiental, além de outros fatores, como a automação industrial.

O que é a Revolução Industrial 4.0?

quarta revolução começa por volta de 2010 com a chegada da automação da informação em conjunto com a automação. Todas as métricas do parque fabril circulam em tempo real.

É o que estamos vivendo atualmente, é o sistema físico cibernético, inclusão de robôs, automação, sensores, sistemas que avisam quando faltam algo ou quando estão sendo utilizado de forma incorreta na indústria.

A indústria 4.0 engloba:

  • Inovações tecnológicas nos campos de automação,
  • Controle e tecnologia da informação.
  • Processos de produção mais eficientes e customizáveis.

Ela marca um novo período neste mercado com fábricas inteligentes, que ao se conectar com máquinas, sistemas e ativos, criam redes inteligentes que agregam valor à indústria. Esse novo tipo de fábrica é apta na prevenção de falhas que ocorrem durante os processos.

A dinâmica do mercado na quarta revolução industrial é totalmente diferente, pois é marcado pela agilidade na informação (ainda maior que na 3º onda industrial), inovação e resposta rápida da empresa para o mercado.

As principais características da indústria 4.0 é a capacidade de estabelecer uma integração entre todo o processo industrial, ou seja, integrar:

  • Máquinas
  • Dispositivos
  • Sistemas
  • Pessoas

acoplamento

Quais suas principais vantagens?

Como já vimos ao longo desse artigo, a onda 4.0 possui diversas vantagens e benefícios. Transformar sua fábrica em 4.0, fará com que você reduza seus custos de produção e manutenção, tenha um maior controle sobre sua máquina acionada, redutores e motoredutores industriais, aumente e maximize sua produção industrial e entregue um produto ou serviço com maior qualidade para seu cliente.

Outra vantagem importante de ressaltar é em relação à segurança dos seus funcionários. Todo esse sistema de monitoramento, faz com que você possua um maior controle do seu processo como um todo. Assim, a expectativa é que as falhas sejam reduzidas ou antecipadas.

É fundamental recorrer às novas tecnologias, ainda mais em um mercado cada vez mais dinâmico. Manter-se atualizado é vital para estar em sintonia com as novidades da era digital.

Se você possui um interesse nesse serviço de monitoramento de ativos, para ter maior controle sobre seu processo industrial e aproveitar todas essas vantagens e benefícios, conheça mais sobre o nosso serviço de monitoramento.

Com esse serviço, você conseguirá se tornar 4.0 e sair na frente dos seus concorrentes!

O que esse mercado 4.0 espera dos profissionais?

Cada vez mais, as empresas necessitam de profissionais autodidatas, autônomos e que tenham sede em aprender. Nesse tipo de indústria, não é diferente, é fundamental profissionais que possuam habilidades voltadas para esse cenário digital, visto que a tecnologia e a automação são os pilares dessa 4°onda.

Citaremos abaixo algumas das qualidades que esses profissionais devem possuir, são elas:

  • Gestão inovadora

É fundamental ter uma gestão criativa, estratégica e de velocidade. A integração ocorre em sistemas, mas também em setores, entre equipes.

  • Multidisciplinaridade

Visto que as equipes vão lidar com diferentes conceitos, um conhecimento multidisciplinar se torna fundamental para o profissional dessa indústria.

  • Criatividade

É a característica que todos os setores do mercado estão solicitando, é a principal característica da era digital.

Pessoas criativas e ousadas fazem uma diferença grandiosa para uma empresa ou indústria em um mercado. E, cada vez mais, as empresas dão mais valor para experiências extra campo, do que para formações acadêmicas. Portanto,  é fundamental procurar por cursos e práticas de especialização, experienciais durante sua formação como profissional.

Conclusão

Vimos nesse artigo que a revolução industrial 4.0 está presente entre nós, que o futuro é tecnológico e que já há fábricas que são 4.0, que utilizam a inovação para se destacar no mercado perante à concorrência.

No Brasil, especialistas dizem que grande parte está na transição da Indústria 2.0, caracterizada pela linha de montagem para a 3.0, caracterizada pelo uso da robótica e informação.

Portanto, é fundamental correr atrás desse tempo perdido, o mundo está em constante evolução e você não deve se preocupar! Para isso, crie um sistema de monitoramento de ativos e de redes inteligentes em seu processo, assim você conseguirá se destacar perante sua concorrência e à esse novo tipo de mercado.

Então, para maior entendimento sobre o monitoramento de ativos, veja nosso post: “O que é monitoramento de ativos”.

Espero tê-lo ajudado, até a próxima!

Deixe um comentário